quarta-feira, janeiro 10, 2007

Depois de um mês sem escrever e imensas tentativas frustradas, de começar a trabalhar no tal filme que ia fazer, decidi dar por terminado esse projecto e redigir simplesmente o que queria dizer.

Neste últimos tempos, passou na MTV um video-clip que tem dado muita polémica ao criticar bandas e cantores Portugueses que não cantam em Português, mas esqueceu-se de certos pormenores que o faz contradizer.
O Video-clip baseado em factos reais, tenta honrar o Sam, The Kid por se ter barricado não sei onde, nem interessa... enquanto que a letra da "música" critica todos os cantores Portugueses que não cantem na sua língua mãe.
Aquela "gente" que ouve Hip-Hop acha muito bem, os músicos que nunca escreveram uma letra e gozam de uma grande popularidade também. Eu só gostaria que o Sr. Rui Veloso de vez em quando podia pegar na caneta, e sei lá, fazer uma maluquice, compor algo... Mas não é o único, o Zé Pedro também lá está.
Os argumentos deles são:
- Estamos em Portugal, canta-se em Português; R: se tivesses dito isso há mais de 20 anos, antes de Portugal entrar na UE, tudo bem mas, agora predomina a mistura de culturas que circulam livremente dentro da UE, felizmente, portanto...
- Cantam em Inglês para venderem mais, como os Moonspell (citados na letra); R: esta faz-me rir tanto, andam armados em "Underground" enquanto o género Heavy Metal por si só, é "Underground". Se esse tal Sam canta há 5 anos é muito, os Moonspell andam nisto há 15 e só agora tiveram fama. Eu não sei quantos Rappers existe em Portugal, mas duvido que haja mais do que bandas de Heavy Metal, que no www.metal-archives.com estão registadas 598.
- É a cena deles, têm que cantar em Português!; R: Este é directamente para quem é Rapper e a música é em Inglês. Exacto, é a cena deles, cada um canta como lhe bem entender...
O puto Samuel critica também os Moonspell, por isso é que dei a importância suficiente para escrever isto. A diferença entre Moonspell e Sam, The Kid, é basica. Os Moonspell já saíram de Chelas, o Sam não. Os Moonspell já foram adjectivados por os Madredeus do Metal, o Sam nunca o foi pelo Hip-Hop. Os Moonspell têm música originais, o Sam, The Kid tem samples retirados de músicas antigas. Os Moonspell são músicos, o Sam é Produtor e toda a gente sabe que, Produtor não cria arte.
Um dia um grande amigo meu disse-me: "Não fales do que não gostas, estás a dar importância que ela não merece..."
Realmente há um pormenor delicioso no cd dele que é um velho a dizer qualquer coisa do género: "Ele sempre foi mais rico do que eu, quer dizer que já o pai dele era mais ladrão que o meu!". Grande ego...

4 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente a música hip hop portuguesa, americana e francesa é o horror.


A portuguesa fala sempre, sempre, sempre, CONSTANTEMENTE, do mesmo.

A america é: viva as putas e bora lá po-las no video rodeada de ouro!! Ena ena!

A francesa.. for god's sake. Nem tenho palavras para descrever tamanha atrocidade.

Só não falo da chinesa porque, é óbvio, que não percebo nada do que eles dizem. Mas coisa boa também não é de certeza.

Anónimo disse...

E o hip hop alemão também se encontra junto do chinês.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O STK ainda não saiu de chelas porque nao quis!